Linearidade e Não-Linearidade

Existe ainda quem diferencie as categorias de multimédia Linear e Não-Linear.

• Linearidade:

A linearidade multimédia é um sistema passivo onde o utilizador recebe a informação, instrução, suporte e entretenimento sem qualquer controlo sobre o conteúdo da apresentação.


Vantagens:

A linearidade é mais objectiva, porque dá ao utilizador apenas aquilo que ele precisa. Desta forma o utilizador recebe a informação desejada de uma forma mais rápida, não perdendo tempo com periféricos.

Desvantagens:
Para o utilizador, a linearidade torna-se muito mais monótona do que a não linearidade. Pode também ser mais difícil para o utilizador aprender a utilizar a linearidade porque como não tem interacção com a máquina não lhe é tão fácil aprender, estando limitado a assistir.


• Não-Linearidade:

É um sistema com um nível de transferência de informação mais elevado. Existe não-linearidade multimédia quando o utilizador não está limitado a receber as informações que o computador lhe envia, pode interagir com ele e decidir o desenrolar da apresentação.

Vantagens:
A não-linearidade torna a aprendizagem mais fácil para o utilizador, pois ele interage com o computador e com o que está a prender.

Desvantagens:
Pode ser mais confuso para o utilizador interagir num ambiente não-linear, podendo “perder-se” no sistema, por ser ele a escolher um de vários caminhos que tem à sua disposição.



Retirado de


www.divulgaçãocomteudos.blogspot.com

www.ai11b.blogspot.com

Livro de Aplicações Informáticas B 11º ano
Dalila Fonseca, Deolinda Pacheco, Fernando Marques, Ricardo Soares, Porto Editora 2006

0 coments:

Enviar um comentário