Para desenvolver o meu guião utilizei o programa "Story Board PC" que nos permite escrever as cenas e completar com imagem, som, vídeo,etc. Além disso sugere ainda algumas dicas de gravação como: Close-up of faces, Headroom, Rule of thirds,etc. Ao longo do guião optei por ilustrar as cenas com imagens simples para dar uma ideia mais ampla da minha intenção. A história inicial do meu filme era o Álvaro Carneiro dar um concerto, mas nada corria bem : ora a acústica do auditório não era a melhor, ora começavam a cair colunas, ora a luz ia abaixo. No entanto, ao longo das filmagens a história foi alterada : Em primeiro lugar fizemos, no início, uma brincadeira a imitar a introdução dos filmes da pixar, mas no lugar de "P I X A R" escrevemos "M U L T I M É D I A" e no lugar de um candeeiro, colocamos um "ovo" (uma das personagens do filme). Na cena seguinte apresentam-se as realizadoras do filme, e as personagens presentes (Álvaro Carneiro e os "ovos", que fazem de plateia.). Depois apresentámos algumas informações sobre a vida e obra de Álvaro Carneiro, em simultâneo com as imagens do boneco. A cena seguinte mostra a plateia a entrar no auditório e depois o concerto: com Álvaro Carneiro a tocar o seu violino até que a acústica começa a falhar e as notas que saem do violino, ao tocarem na parede, começam a cair no chão. Mostramos também a história de um dos "ovos" que não consegue entrar no auditório e por isso vai para casa triste, mas quando vê que o auditório tem uma janela, tenta ver o concerto. Por fim mostram -se algumas "cenas cortadas" e alguns extras.
Guião original:
Cena 1
Os ovos (público) entram no auditório com o objectivo de verem o concerto de Álvaro Carneiro.
Nesta cena posso focar alguns ovos mais característicos, nomeadamente o segurança.
DICAS:
Close-up; Close-up of faces; Natural cutoff lines; Zooming in; Zooming out
Duração prevista: 20 seg
Cena 1.1
HISTÓRIA PARALELA
Um dos ovos da fila tenta entrar para ver o espectáculo mas o segurança não deixa.
DICAS:
Zooming in; Zooming out
Duração prevista: 10 seg
Cena 2
Depois de entrarem no auditório, os ovos começa a andar em direcção aos seus respectivos lugares.
Aqui posso também focar alguns ovos, nomeadamente um que está a dormir (critica a pessoas desrespeitosas)
DICAS:
Close-up; Close-up of faces; Headroom; Rule of thirds
Duração prevista: 30 seg
Cena 2.1
HISTÓRIA PARALELA
O ovo começa a andar em direcção a casa e vai chutando uma pedra ao longo do caminho.
DICAS:
Zooming in; Zooming out; Headroom; Rule of thirds
Duração prevista: 20 seg
Cena 3
Inicia-se o espectáculo
Abrem-se as cortinas do palco e Álvaro Carneiro entra. Ouvem-se palmas.
Álvaro Carneiro começa a tocar e saem notas do violino que quando tocam na parede se deformam e caem ( Má acústica)
Toca outra vez e o violino começa a fazer faísca. As faíscas saltam e atingem o ovo que se encontra na 1a fila.
Esse ovo começa a gritar e os outros mandam-no calar (XUUUU)
Objectivo: Satirizar o facto das pessoas só pensarem nelas próprias.
DICAS:
Close-up; Close-up of faces; Natural cutoff lines; Headroom; Rule of thirds
Duração prevista: 50 seg
Cena 3.1
HISTÓRIA PARALELA
Uma das vezes que chuta a pedra atinge uma das janelas do auditório e tem a ideia de espreitar por lá.
DICAS:
Zooming in; Zooming out
Duração prevista: 1o seg
Cena 4
Esta é cena que foca o público e alguns dos seus elementos.
Por exemplo a "guerrilha" entre uma senhora que não vê os espectáculo e o senhor a sua frente que se recusa a tirar o chapéu.
(critica à falta de respeito que temos uns pelos outros.)
DICAS:
Headroom; Rule of thirds
Duração prevista: 30 seg
Cena 4.1
HISTÓRIA PARALELA
O ovo tenta procurar alguma coisa para onde subir de forma a conseguir ver o espectáculo.
Depois de procurar encontra uma caixa e arrasta-a até à janela, mas não é suficiente e só saltando é que consegue ver.
DICAS:
Close-up; Close-up of faces;Natural cutoff lines
Duração prevista: 25 seg
Cena 5
O espectáculo continua e Álvaro carneiro começa a tocar... Até que cai um dos focos de luz mesmo ao seu lado. (Álvaro carneiro dá um salto) e depois com o pé arrasta o foco até fora do palco.
Quando tenta tocar outra vez cai uma coluna. Álvaro Carneiro começa a ficar chateado.
(critica à falta de preparação prévia e segurança)
DICAS:
Headroom; Rule of thirds
Duração prevista: 50 seg
Cena 5.1
HISTÓRIA PARALELA
O ovo tenta encontrar algo mais para colocar no topo da caixa de forma a ficar mais alto e vê uma cadeira.
Põe a cadeira por cima da caixa mas só consegue ver em desequilibro (com um pé no cimo das costas da cadeira.
Como está desequilibrado cai.
DICAS:
Close-up;Close-up of faces; Natural cutoff lines
Duração prevista: 30 seg
Cena 6
Quando Álvaro carneiro se prepara para mais uma tentativa a luz falha e o público começa a protestar.
DICAS:
Zooming in; Zooming out
Duração prevista: 20 seg
Cena 6.1
HISTÓRIA PARALELA
O ovo fica triste e senta-se na berma do passeio
DICAS:
Close-up; Close-up of faces; Natural cutoff lines
Duração prevista: 15 seg
Cena 7
Álvaro Carneiro fica muito zangado e começa a tocar muito rápido e algumas notas saem muito agudas
(salientar os comportamentos raivosos dos seres humanos)
DICAS:
Headroom; Rule of thirds
Duração prevista: 15 seg
Cena 7.1
HISTÓRIA PARALELA
O ovo encontra uma almofada e tem a ideia de a por no cimo da pilha.
e sobe-a.
DICAS:
Close-up;Close-up of faces; Natural cutoff lines
Duração prevista: 30 seg
Cena 8
Quando Álvaro Carneiro acaba de tocar os ovos explodem. Todos menos um que fica espantado mas depois se começa a rir.
DICAS:
Headroom; Rule of thirds
Duração prevista: 20 seg
Cena 8.1
HISTÓRIA PARALELA
Depois de subir a pilha tenta ver o espectáculo pela janela mas só vê os ovos a explodirem.
DICAS:
Zooming in; Zooming out
Duração prevista: 10 seg
MORAL DA HISTÓRIA
Se não fossemos tão egoístas, maus e mal- humorados todos nós conseguiríamos tirar mais proveito e prazer das coisas que gostámos.
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