Natureza espácio-temporal

Quanto à sua natureza espácio-temporal, os tipos de media podem ser:

Estáticos - Referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma representação continua à medida que o tempo passa, ou seja, as dependências temporais entre os elementos que constituem a informação, faz parte do próprio conteúdo, tal como as imagens, os gráficos e o texto.
Estes elementos podem ser apresentados em quaisquer instantes de tempo arbitrários sem perderem o seu significado.
Para estes conteúdos, o tempo não faz parte da sua semântica, sendo a sua localização espacial o aspecto que importa considerar.


Imagem e gráficos: As imagens e os gráficos podem ser considerados, respectivamente, do tipo bitmap e o tipo vectorial quando utilizadas em aplicações multimédia num sistema informático.


Texto: O texto é a forma mais utilizada de divulgação de informação em diversos meios e formatos. O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, dando origem a conteúdos não formatados (plain text). Pode também ser criado através dos processadores de texto, dando origem a conteúdos formatados (rich text).




Dinâmicos – Referimo-nos aos tipos e media dinâmicos utilizando, respectivamente, as designações de imagem em movimento (moving pictures) para o vídeo digital e gráficos em movimento para animação. Para além destes dois tipos de media também os tipos de media que estimulam a audição: o áudio, o som, a musica sintetizada, etc.
Estes tipos de informação multimédia exigem uma reprodução contínua ao longo do tempo. Se a informação temporal se alterar o significado do conteúdo dos tipos de media dinâmicos também se altera, ou seja, o tempo faz parte da sua semântica.


Áudio: Corresponde à reprodução electrónica do som nos formatos analógico ou digital. O formato analógico corresponde ao som gravado nas cassetes ou discos vinil. O formato digital pode ser obtido por digitalização a partir de fontes sonoras.
O formato digital pode ainda ser obtido directamente, utilizando um sintetizador MIDI de placa de som. O MIDI é um padrão internacional, que define as notas produzidas por diferentes sintetizadores de forma que estas sejam iguais às dos respectivos instrumentos musicais.



Vídeo: Seja sob forma digital ou analógica, o vídeo é uma representação electrónica de uma sequência de imagens e designa-se por fotogramas ou frames.
O formato analógico de vídeo é criado por uma câmara de vídeo analógica ou ao sinal se emissão de um canal de televisão analógico. O formato digital, é o vídeo criado por uma câmara de vídeo digital ou o sinal de emissão de um canal de televisão digital.


Animação: A animação é um movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo.
A animação realizada no computador também produz sequências de imagens deste tipo, mas estas são integralmente sintetizadas por software.


Vídeo de
huludotcom





Retirado de

ctmessb.no.sapo.pt/trat_video2.pdf

Www.tiposmedia.blogspot.com

Livro de Aplicações Informáticas B 11º ano
Dalila Fonseca, Deolinda Pacheco, Fernando Marques, Ricardo Soares, Porto Editora 2006

http://www.youtube.com/watch?v=cNkp4QF3we8

0 coments:

Enviar um comentário